O SINDICATO


Leis e Decretos que se referem aos TFAZ/AFAZ

O SINDICATO

Mensagempor fredvarella » Sex Fev 06, 2009 8:46 pm

O SINDICATO

Muitas vezes, em muitas reuniões, o Sindicato se depara com um problema bastante comum: Alguns filiados não sabem para que serve o Sindicato. Alguns servidores públicos até querem se filiar, mas não entendem para que ou quais seriam os benefícios.

Alguns pensam que é só filiar, cruzar os braços e tudo estará resolvido. Outros querem saber se terão direito a planos de saúde ou a clubes recreativos.

Pensando nisso, e nos preocupando com isso, é que decidimos tentar esboçar aqui a verdadeira importância e significado de um Sindicato.

Voltando há muitos anos, antes mesmo de a palavra “Sindicato” surgir no nosso vocabulário, os escravos já se uniam e se organizavam visando a libertação e buscando nos quilombos uma sociedade alternativa para aquele povo. Isso também pode ser considerado um movimento Sindical, afinal, eles lutavam por condições dignas de vida e trabalho.

É claro que hoje vivemos em ocasião muito diferente e nossas necessidades são outras, mas os motivos pelos quais os trabalhadores aderem ao Sindicato continuam os mesmos: união, segurança, participação, reconhecimento e benefícios. E se o filiado não participar efetivamente com todos esses intuitos, o Sindicato perde o seu motivo de existir.

O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns. E esses problemas e essas necessidades, nós, servidores públicos, sabemos que existem, por isso o SINDPÚBLICOS – MG está sempre trabalhando, com uma equipe jurídica bem estruturada, para alcançarmos todos os nossos objetivos. Mas sem esquecer que todas as conquistas trabalhistas, realizadas até hoje, foram obtidas com muita luta.

É extremamente importante que todos estejam organizados politicamente em torno de defesa dos interesses da classe. E isso é algo que o Sindicato não pode fazer pelo trabalhador. Nós do SINDPÚBLICOS – MG nos propomos a ajudar, a dar assistência e apoio, mas o interesse tem que partir do Servidor. Por isso é importante conhecer o que o Estado está propondo, até mesmo para sugerir mudanças ou recusar propostas.

Não podemos deixar de ressaltar que o sindicalismo não é estático, ou seja, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. Já tivemos épocas de mobilizações e passeatas nas ruas, de greves, e até mesmo de uso de força. Agora é a época da diplomacia. O SINDPÚBLICOS – MG certamente é um Sindicato influente, e vê no governo atual, formas de negociações diplomáticas para melhorias no serviço público. Não é à toa que tudo que almejamos estamos conseguindo. Dificuldades sempre existirão, mas enquanto a diplomacia permitir alcançarmos nossos objetivos, certamente optaremos por ela.

Através disso, teremos portas abertas no governo para novas reivindicações, novos protestos e certamente novas vitórias.

Não desconsideramos que saúde e diversão contribuem para uma vida melhor, mas queremos deixar claro que o intuito do Sindicato é outro: É lutar para conquistar do Estado tudo aquilo que o servidor tem direito, incluindo saúde e bem estar.

SINDPUBLICOS – MG.
fredvarella
Site Admin
 
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 7:17 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Voltar para LEGISLAÇÃO DOS TFAZ/AFAZ

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron